8 de novembro de 2013

Ciclo do Linho


Em parceria com a Associação de Artesãos D. Dinis, Maria Luísa Francisco, dispõe-se a ir às Escolas, por um custo simbólico de 1,50€, expor os seus trabalhos de linho fazendo uma Exposição que dá pelo nome "O Ciclo do Linho".

Tem ínicio esta Exposição com uma pequena plantação de linhaça (semente de linho), passando pelo crescimento gradual do linho (planta em flor) até à sua secagem e ao seu devido tratamento até ser fiado, dobado e colocá-lo em teia montado no respectivo tear. E pronto; fica a peça de vestuário feita!

Uma lição lúdica para as crianças e jovens, que, nos dias de hoje, desconhecem de onde vem o linho ou o algodão que as envolve.

Dever-se-à incentivar para que os jovens tomem conhecimento de todo o trajecto desta planta e, para tal, Maria Luísa Francisco dará a explicação de toda esta arte em vias de extinção. Será entregue às crianças folhetos informativos e sementes para que elas mesmo, com a ajuda de pais e professores, façam a sua pequena sementeira e vejam a planta a crescer.
Semente de linho - Linhaça


Campo de linho em flôr







A monda da planta
Lavagem de planta em riachos


Tear

Exposição do Linho - "Da linhaça ao linho"






Roca de fiar  (imagem esquerda) - Sementeira de linho, Tear o linho e toalha já feita



Para as Escolas que estiverem interessadas deixamos o nosso contacto para agendamento de Exposições: aaddinis@gmail.com

Uma experiência a ser vivida!


Sem comentários:

Enviar um comentário