20 de maio de 2012

Exposição "O DETALHE EM CADA PEÇA" - Maria Manuela Fernandes

No próximo dia 26 de Maio, com início às 17 horas, vai ter o prazer de apreciar a Exposição "O DETALHE EM CADA PEÇA" de fantásticos trabalhos realizados pela artesã e nossa formadora Maria Manuela Fernandes, sobre Artes Decorativas, Cobre Esmaltado, Estanho, Pirogravura e Porcelana.

E para que venha já com algum conhecimento sobre o que vai apreciar deixamos algum texto muito interessante, senão veja...


CURRICULUM de MARIA MANUELA FERNANDES

Nasceu em Olho Marinho, concelho de Vila Nova de Poiares.

Desde cedo que demonstrou interesse pelas actividades relacionadas com a arte, iniciando o seu percurso com o curso de Costura e Bordados. Paralelamente frequentou o Curso Comercial da Tecla de Coimbra, desempenhado funções na área da contabilidade. Em 1969 foi para Lisboa e tomou a opção de se dedicar à família. No entanto, nos tempos livres procurou ter sempre algum tempo para desenvolver trabalhos relacionados com arte.

Mas só a partir de 2001 é que tem a oportunidade de se dedicar mais a esta área.

Em 2002 frequentou o curso de “artes decorativas” Sandra Cordeiro, e teve a possibilidade de aprender a trabalhar, entre outras, a técnica de estanho; em 2003 – 2004 frequentou o curso de “pirogravura” com o Mestre Gavino, aprendendo a trabalhar pirogravura em madeira, tecido e pele. Durante este curso desenvolveu uma nova técnica de trabalhar a pirogravura em pele, sendo convidada pelo Mestre Gavino a expor um tabuleiro na Feira Internacional de Artesanato, na FIL em Lisboa; em 2005 frequentou o curso de “fusing” – fusão em vidro; com regularidade tem realizado cursos de actualização e aperfeiçoamento das diferentes técnicas. Fez a sua primeira apresentação de trabalhos em Setembro de 2005, na Feira de Artesanato em Vila Nova de Poiares; tem frequentado formações na CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato; 2009 – Desenho Estudo de Composição tridimensional; 2010 – esmalte sobre metal e em 2011 – Segunda fase de Esmalte sobre metal; 2008 e 2010 – Concurso Nacional de Artes Decorativas – Vencedora das categorias: Estanho – Vidro (Vitrofusão).

Em 2006 começou também a desenvolver o interesse pela pintura em Porcelana, estando actualmente em aprendizagem com a Formadora Henriqueta Mota.

Estanho – Vidro (Vitrofusão).







Artes Decorativas
Linguagem Superior do ser humano, a arte permite a transformação da beleza em formas.
As Artes Decorativas, estando presentes no nosso dia a dia, inspiram-nos e apelam à nossa imaginação.
Nas suas inúmeras manifestações, encontramos o estanho, o fusing, a pintura em tecido e madeira, decapagens, areia, tridimensionais, entre muitas outras. São várias as peças nesta exposição que representam estas mesmas artes.
Vamos encontrar uma ponte entre quem tem a dedicação de as trabalhar e os que têm a sensibilidade de as apreciar.





Estanho

Material nobre, desde a antiguidade muito apreciado pelas suas características “moldáveis”.
Sendo muito delicada, a folha de estanho permite que mãos hábeis a trabalhem, resultando nas mais diversas formas.
Por permitir uma facilidade no tratamento, são várias as técnicas de o trabalhar: repuxado, richelieu, forrado, tridimensional, gravado plano, técnicas mistas.
Versátil, é possível ser aplicado em vários materiais: madeira, vidro, porcelana, tecido, entre outros, como se pode ver nas várias peças.
Mas é preciso habilidade e sensibilidade, pois ele apenas se molda nas mãos de quem verdadeiramente o conhece e admira.



Pirogravura

Gravura a fogo, mais conhecida por Pirogravura. É uma arte com centenas de anos, mas desconhecida por muita gente.
Graças à “carolice” de algumas pessoas ela resiste pelas mãos teimosas destes, que a tentam fazer chegar a todos os cantos, onde hoje ainda é desconhecida.
Gravar a fogo requer uma sensibilidade grande e controlada.
Pirogravura é uma arte universal, que queimando carinhosamente as fibras da madeira e outros materiais, se conseguem fazer trabalhos muito bonitos, como se pode apreciar os presentes.
Experimente e verá que temos razão, senão fale com aqueles que já sabem desta arte.
Mas cuidado, fale com quem sabe!




               Porcelana
Arte secular de origem chinesa, não sendo considerada Arte Decorativa, mas assume as mais diversas formas com a elegância e beleza que os mais nobres materiais permitem, resultando em belas artes.
É passível de ser trabalhada e apresentada em vários materiais – porcelana lisa (pura) ou faiança (lisa ou craquelado); e em inúmeras técnicas: - lustrinas (esponjado), o impressionismo, o canetado , a “mão livre” e varrido (estas três ultimas são características da designada Companhia das Índias, que podem ser apresentadas individualmente ou em conjunto).

 Esmaltagem              

- Este texto é pertença da artesã e acrescenta-nos, ainda:
"É com grande satisfação que me encontro a realizar esta exposição na Associação dos Artesãos D. Dinis.
Esta exposição é o resultado de longos anos de dedicação a este tipo de arte. O simpático convite feito pela Associação, da qual sou orgulhosamente sócia, permite-me partilhar convosco as formas com sentimentos que representam um pouco de mim em cada uma das peças que vos apresento.
Espero que aprecie"                                                          Maria Manuela Fernandes
Todos os trabalhos expostos encontram-se reservados.
Caso queira, apresente o seu projecto e nós executamos!

- Esperamos mesmo que aprecie e por isso já partilhámos algumas fotografias para admirar. E para as conhecer mais de perto -  bem ao vivo -  visite-nos nas nossas instalações que ficam na Praceta Sacadura Cabral, nº 7 cave - Patameiras - Odivelas, porque fazemos muito gosto em o (a) receber.


Sem comentários:

Enviar um comentário